terça-feira, 14 de abril de 2009

«Plantas e Flores de Todos-os-Dias. Duas Leituras» Visita-Guiada pelo património natural do Barrocal, dia 19 de Abril de 2009, 10:00




Integrada na «5ª Semana da Juventude de Tavira 2009» (DSC/Gabinete Municipal da Juventude/Câmara Municipal de Tavira) e a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, terá lugar no próximo dia 19 de Abril de 2009, a partida às 10:00, uma Visita-Guiada ao património natural do barrocal.

Será conduzida pelo Coronel Rosa Pinto (responsável pelo Herbário da Universidade do Algarve) e pela D. Tolentina Pereira, natural de Santo Estêvão de Tavira, conhecedora dos usos e saberes ancestrais das plantas do Barrocal do Algarve, zona natural onde se insere Santo Estêvão de Tavira e cujas imediações serão o território a explorar neste passeio.

A visita é gratuita, mas sujeita a inscrição (máximo 30 pessoas) que pode ser feita até 17 de Abril de 2009 na sede da CPSE, pelo telefone 281 963 184 ou pelo e-mail cpsantoestevao@gmail.com. Os participantes devem trazer água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. A concentração é às 09:30 em frente da sede da Casa do Povo de Santo Estêvão.

A organização reserva-se o direito de anular a visita, caso se verifiquem condições climatéricas adversas. Caso os participantes pretendam almoçar em Santo Estêvão, aconselhamos a reserva atempada de refeição nos restaurantes locais.

A Direcção da Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira, gostaria de agradecer pessoalmente ao Coronel Rosa Pinto e à D. Tolentina Pereira a total disponibilidade para nos transmitirem os seus conhecimentos; à arquitecta Marta Santos (Câmara Municipal de Tavira) pela disponibilização de materiais científicos, e outros, que em muito ajudaram na preparação deste passeio; a Miguel Velez, da Associação «In-Loco» (São Brás de Alportel), que nos pôs em contacto com o Sr. Coronel Rosa Pinto e realizou connosco uma pré-visita ao local; ao Sr. Eduardo Sequeira, que gentilmente acedeu ao nosso pedido para que a visita se realize na sua propriedade. Naturalmente ainda a todos os patrocinadores, mecenas e apoios da CPSE, sem os quais, em primeira instância, não seria possível realizar mais esta iniciativa.

Nenhum comentário: